0 Comments

Transportes aéreos

A situação geográfica privilegiada de Portugal faz com que seja ponto de escala de muitas companhias aéreas estrangeiras nos Aeroportos espalhados por todo o território nacional e localizados em:

Lisboa – Aeroporto da Portela – Tel: 218 413 500
Porto – Aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro – Tel: 229 432 400
Faro – Aeroporto de Faro – Tel. 289 800 800
Madeira – Funchal – Aeroporto do Funchal – Tel: 291 520 700
Açores – Ponta Delgada – Aeroporto João Paulo II – Tel: 296 205 406

A ANA – Aeroportos de Portugal, SA regula o funcionamento dos aeroportos em Portugal, e disponibiliza informações sobre partidas e chegadas em www.ana.pt

As diversas companhias aéreas portuguesas efetuam ligações regulares de âmbito nacional e internacional.

TAP – Air Portugal (www.tap.pt) – a companhia de “bandeira” voa regularmente para mais de 50 destinos internacionais e assegura voos domésticos entre Lisboa, Porto, Faro e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, assim como entre as Ilhas da Madeira e do Porto Santo.

SATA (www.sata.pt) – voos regulares entre todas as ilhas dos Açores, e dos Açores para a Madeira e Portugal continental. A SATA efetua ainda voos regulares para alguns aeroportos internacionais.
Aerovip (www.aerovip.pt) – Transporte aéreo regular entre Funchal e Porto Santo (Madeira). Transporte Aéreo regular entre Bragança, Vila Real, Viseu , Cascais e Portimão (Portugal continental).

Transportes ferroviários

A CP – Comboios de Portugal (www.cp.pt), disponibiliza uma vasta rede de comboios que cobre todo o território continental português, assegurando também ligações internacionais para Vigo, Madrid e Paris.
Existem várias opções, para corresponder as necessidades de cada um:

– Os comboios (trens) de topo de gama “Alfa Pendular”, são a ligação mais rápida e mais confortável entre Lisboa e o Algarve, e para o Norte do país, com o Porto ou Braga parando em Coimbra.
– O serviço “Intercidades” oferece ligações nos eixos Lisboa-Porto-Guimarães, Lisboa-Guarda, Lisboa-Covilhã, Lisboa-Évora-Beja e Lisboa-Faro.
– O Sud-Express e o comboio-hotel Lusitânia asseguram a ligação internacional com partida de Lisboa.
– Uma vasta rede de comboios regionais, inter-regionais e suburbanos que asseguram uma vasta cobertura de todo o território nacional.

Para além das tarifas regulares nas viagens de comboio, a CP oferece descontos em deslocações diárias ou de lazer, como o Bilhete Turístico, que permite viajar de forma ilimitada nos comboios urbanos de Lisboa (Linhas de Sintra/Azambuja, Cascais e Sado), do Porto (Linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Marco de Canaveses) e nos comboios regionais da Linha do Algarve ou o Bilhete Praia, para viagens a partir de Lisboa, Porto e Coimbra até às praias mais próximas.

Transportes rodoviários

Estradas
Portugal possui uma boa rede viária composta de Autoestradas (AE), Itinerários Principais (IP), Itinerários Complementares (IC), Estradas nacionais (EN) e Estradas Municipais.
Existem dois tipos de Autoestradas:

– As tradicionais com cabines de portagens, em que o pagamento é feito em numerário ou por cartão bancário. Estas autoestradas dispõem ainda de uma Via verde, um sistema de teleportagem que permite fazer o pagamento por débito bancário, e que se destina apenas aos possuidores de um identificador de via verde, previamente adquirido nos respetivos pontos de venda (www.viaverde.pt)
– E as de portagens exclusivamente eletrônicas, em que o sistema de cobrança é exclusivamente eletrônico, sendo a passagem dos veículos detetada através dos pórticos existentes no início dessas vias, que estão identificadas com a referência “Electronic toll only”.

Autocarros
Serviços regulares de autocarros ligam todas as cidades, vilas e principais localidades de Portugal.
Para informações detalhadas sobre percursos, horários e preços não deixe de consultar a Rede Nacional de Expressos em www.rede-expressos.pt

Metro
Importante complemento dos transportes públicos tradicionais, o Metro circula nas cidades de Lisboa e do Porto entre as 06h00 e a 01h00.

Mais antigo, o Metro de Lisboa (www.metrolisboa.pt) cobre uma vasta área da cidade, possuindo uma rede que tem vindo a ser ampliada nos últimos anos. Tanto as primeiras Estações como as mais recentes, foram decoradas por painéis de azulejos de artistas plásticos portugueses conceituados, tornando-as verdadeiros museus subterrâneos.

No Porto, o Metro (www.metro-porto.pt) é recente e existem seis linhas – azul, vermelha, verde, amarela, violeta e laranja -, em que grande parte do percurso é feito à superfície.

Táxis
Os táxis são normalmente de cor bege-marfim, e embora continuem a circular alguns veículos pretos com os tejadilhos verdes, as cores tradicionais dos táxis em Portugal.

O preço é indicado no taxímetro, e as tarifas estão afixadas no interior do automóvel ou podem ser solicitadas ao motorista.

A chamada de um táxi através do telefone implica o pagamento de uma taxa de 0,80 Euros, e o transporte de bagagem no porta bagagens, implica um montante adicional de 1,60 Euros, independentemente do número de volumes e do peso. O transporte de berços, carrinhos de bébé e cadeiras de rodas, ou meios auxiliares de locomoção é gratuito.

Fora das localidades o transporte em táxi é pago ao quilómetro, sendo o valor previamente comunicado ao passageiro. As portagens de ida e retorno, caso existam, são pagas pelo cliente.
A gorjeta é voluntária, sendo usual um valor de cerca de 5 a 10% ou o arredondamento do valor a pagar.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *