categoria-gastronomia

Comidas típicas de Portugal

Portugal possui uma gastronomia muito rica, diversificada e cheia de bons ingredientes. A nação de Camões, Saramago e Fernando Pessoa se destaca pela produção de vinhos, azeite de oliva e azeitonas.

Com uma dieta mediterrânea, os portugueses consumem muitos peixes, frutos do mar, azeites, azeitonas e legumes. São raros os pratos em restaurantes que misturam carboidratos e há uma opção variada de entradas, sopas e sobremesas.

Conhecendo as comidas típicas de Portugal

Com uma dieta mediterrânea, os portugueses consumem muitos peixes, frutos do mar, azeites, azeitonas e legumes. São raros os pratos em restaurantes que misturam carboidratos e há uma opção variada de entradas, sopas e sobremesas.

Sardinhas portuguesas na brasa
Sardinha-na-brasaA sardinha é o peixe principal de Portugal. Muito presente nas festas de São João e de Santo Antônio, são feitas assadas na grelha e servidas normalmente com pimentos verdes assados e batatas cozidas.

A sardinha assada faz parte da cultura portuguesa e está entres os principais pratos da sua gastronomia

 

Bacalhau
bacalhau-a-lagareiroO bacalhau é a comida típica de Portugal e é o peixe mais consumido no país. Existem diversas formas de prepará-lo, como entrada ele é serviço em forma de bolinho de bacalhau, pataniscas ou até mesmo cru (a punheta de bacalhau, como se fosse um ceviche).

Como prato principal, ele pode ser à Gomes de Sá, à Brás, com Natas, assado com batatas, frito, entre diversas maneiras. Os portugueses consomem muito bacalhau de verdade, comem quase todos os dias e além de ser muito saboroso, é bastante saudável.

A variedade de bacalhau em Portugal é impressionante. Bacalhau à brás, a Gomes de Sá, com broa, assado, frito, tem para todos os gostos. Normalmente o peixe é mais barato do que a carne de gado e os portugueses comem realmente muito bacalhau. Uma delícia da culinária portuguesa.

Bolinho de bacalhau

bolinho-de-bacalhauOs bolinhos de bacalhau são uma relíquia de Portugal. Crocantes por fora e macios por dentro, normalmente são servidos como entrada.

No Brasil, conhecidos como bolinhos de bacalhau, forma também utilizada no Norte de Portugal, provavelmente de origem na região do Minho. Em Portugal, principalmente no Centro e Sul mais conhecido por “Pastel de Bacalhau“.

 

Pataniscas

patanistasJá as pataniscas de bacalhau são bolinhos redondos, fritos e que levam farinha na sua produção, diferentes dos bolinhos de bacalhau que levam apenas batatas para dar a liga.

 

 

 

 

Alheira

alheira-grelhadaA Alheira é um enchido (como se fosse uma linguiça), é defumada e pode ser feita com carnes de caça, porco ou aves. Podem ser fritas, assadas ou então envolvidas em massa folhada.

 

 

 

 

 

 

Punheta de Bacalhau

punheta-de-bacalhauA punheta de bacalhau é como se fosse um ceviche de bacalhau. É servida como entrada e acompanha pão. É feita com o bacalhau cru, cebolas, alho, azeite e salsa.

 

 

 

 

 

Francesinha

francesinhaA francesinha (ah, a francesinha!) é uma comida típica de Portugal e um dos pratos mais gostosos do país. Todo turista que come o prato uma vez, quer voltar correndo para Portugal! Ele foi criado no Porto e no norte do país é onde se come melhor.

Todos brasileiros que experimentam amam o sabor do prato que é feito com pão, bife, chouriço, bacon, queijo, fiambre, ovo e um delicioso molho com vinho do Porto, tomate e pimenta pipi-piri. São servidas com batatas fritas.

Cozido a Portuguesa

cozido-a-portuguesaUma mistura para fortes: leva feijão, batata, couve, nabo, cenoura, carne de porco, boi e frango, além de chouriço e morcela. Um prato super tradicional de Portugal.

 

 

 

 

 

Arroz de tomate

arroz-de-tomateO arroz de tomate é mais uma comida típica de Portugal, trata-se de um arroz com molho de tomate e é servido como acompanhamento para carnes e peixes.

 

 

 

 

 

Arroz de feijão

arroz-de-feijaoO arroz de feijão é o arroz já misturado com o feijão e é servido como acompanhamento de carnes e peixes.

Arroz de pato

arroz-de-patoO arroz de pato é quase um risoto, feito com carne de pato que vai ao forno e é servido com chouriços por cima, mais uma delícia da culinária portuguesa.

 

 

 

 

Queijo Serra da Estrela

queijo-da-serraEsse queijo é tradicional da região de Azeitão, no distrito de Setúbal (no sul do país). É um queijo com denominação de origem protegida e feito com leite de ovelha.

 

Queijo de Azeitão

queijo-de-azeitaoEsse queijo é tradicional da região de Azeitão, no distrito de Setúbal (no sul do país). É um queijo com denominação de origem protegida e feito com leite de ovelha.

Broa de milho

broa-de-milhoA Broa é uma comida típica de Portugal, trata-se de um pão de milho e centeio. Normalmente é servido como entrada das refeições ou então pode ir ralado em cima de peixes como o bacalhau.

Pastel de Belém (Nata)

pastel-de-nataO pastel de nata, ou simplesmente nata, é conhecido no Brasil como Pastel de Belém. Mas em Portugal, o único Pastel de Belém fica em Lisboa, na região de Belém.

Foi lá que nasceu esse doce português e até hoje turistas de todo o mundo fazem filas para experimentar essa relíquia da culinária portuguesa.

 

 

por domingos

Ler mais de domingos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *